O que é?
A miopia é um problema de visão que gera dificuldade em enxergar para longe embaçando e desfocando objetos distantes. Em compensação há facilidade em ver de perto com mais nitidez.
Quem é o médico que diagnostica e trata a progressão da miopia?
A Dra Ana Helena Raposo é oftalmologista e especialista no diagnóstico e controle da progressão da miopia. Possui título de especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Associação Médica Brasileira e está sempre se atualizando nas diversas formas de controle da miopia infantil.
É muito importante que os pais levem seus filhos ao oftalmologista para identificar se eles já apresentam miopia ou podem se tornar miopes. A Sociedade Brasilieira de Oftalmopediatria recomenda a primeira consulta até os 6 meses de idade e após anualmente. Caso seja diagnosticado miopia ou tendência a ser miope o acompanhamento é semestral.
Como é feito o exame para diagnosticar a miopia em crianças?
Primeiramente é realizado o exame no autorefrator e em crianças pequenas é possivel utilizar um autorefrator portátil que além do grau também analisa se há algum desvio ocular e caso seje necessário a utilização de armação de prova infantil.
Exame realizado em criança com autorefrator portátil demonstrando estrabismo em olho direito e miopia em ambos os olhos.
Na Clinica Raposo Oftalmologia onde a Dra Ana Helena Raposo atende contamos com esta tecnologia para atender crianças.
Como ocorre a miopia?
Ocorre quando o globo ocular está mais alongado, ou seja, cresceu mais do que deveria ( miopia axial ) ou quando a córnea ou o cristalino são mais curvos ( miopia refrativa ).
Como consequência os raios luminosos que atravessam os meios transparentes do globo ocular que deveriam ser focalizados na retina são projetados antes da retina.
Sintomas, sinais e hábitos do paciente míope:
- Dor de cabeça
- Apertar ou cerrar os olhos
- Aproximar a cabeça do papel para escrever
- Assistir televisão muito próximo
- Desinteresse por algumas atividades e esporte
- Crianças na sala de aula ficam dispersas
- À noite a visão piora
- Tontura
Classificação da miopia quanto ao grau:
Baixa miopia : -0.50 a -3.00 DE
Moderada miopia : -3.00 a -6.00
Alta miopia : acima de -6.00
Quando se inicia a miopia:
A miopia geralmente se inicia na infância entre os 8 e 12 anos de idade, mas este perfil está mudando e nos consultórios oftalmológicos já mostram crianças iniciando a miopia muito cedo e portanto aumentando o risco de se tornarem alto míopes.
Qual o risco de ser alto míope?
Quanto maior a miopia maior as complicações visuais no futuro principalmente na retina como rasgaduras, descolamento de retina e degenerações maculares e aumentam as chances de apresentarem glaucoma.
Miopia já é considerada epidemia e ela se inicia na infância
A OMS já considera a miopia a maior epidemia do século XXI. De acordo com a American Academy of Ophthalmology se nada for feito para barrar o aumento dos casos até 2050 50% da população, ou seja, metade da população será míope.
Esse aumento do número de pessoas míopes se devem a diversos fatores porém o principal deles é o excesso de visão de perto que se intensificou no período da pandemia. O uos de telas está acelerando a progressão da miopia entre crianças e adolescentes.
Será que meu filho será miope?
O desenvolvimento da miopia é multifatorial, ou seja, uma combinação de genética, comportamento e ambiente.
Fatores de risco:
- Pai ou mãe míopes 3 x maior a probabilidade de ser miope
- Os dois pais míopes 6 x maior a probabilidade de ser míope
- Etnia asiática
- Pouco tempo ao ar livre com exposição à luz natural
- Ler muito próximo a uma distância menor que 25 cm
- Muitas horas de telas
- Poucas pausa
- Poucas horas de sono
Hoje existe um esforço muito grande por parte dos oftalmologistas em controlar a progressão da miopia.
A Dra Ana Helena Raposo é oftalmologista e capacitada para diagnosticar, orientar e acompanhar a miopia e indicar o melhor tratamento para controlar a progressão da miopia. Possui mais de 25 anos de atuação na área da oftalmologia.
É imporante que os pais estejam atentos e levem seu filhos a consultar com o oftalmologista independente de terem ou não sintomas. Crianças pequenas dificilmente reclamam e podem ter doenças que só o médico oftalmologista consegue diagnosticar e tratar.
As consultas ao oftalmologista devem ser semestrais. Além da avaliação do grau, acuidade visual, tonometria, fundoscopia direta e indireta é necessário realizar a biometria para medir e acompanhar o comprimento axial do globo ocular e indicar o melhor tratamento.
Você sabia que existem alternativas para o controle da progressão da miopia?
1) limite para o uso de telas:
- até os 2 anos: zero telas
- de 2 a 5 anos: até uma hora por dia
- de 6 a 10 anos: até duas horas por dia
- de 11 a 18 anos: até três horas por dia
2) Atividades outdoor ou seja ao ar livre reduzem a incidência de miopia: o estímulo da visão para longe reduz o esforço acomodativo que pode induzir o crescimento do globo ocular e a luz natural do sol estimula a liberação de dopamia na retina que controla o crescimento ocular. Recomenda-se duas horas por dia a exposição à liminância natural do sol. Não é para olhar diretamente para o sol.
3) Óculos com tecnologia para diminuir a progressão da miopia: defoccus, ou seja, a correção da miopia na área central e na periferia há uma área de desfocagem que faz com que haja uma inibição do crescimento axial do globo ocular.
4) Colirio de atropina 0.01% ou 0.025% também são indicados pois bloqueiam receptores muscarínicos do corpo ciliar, retina e esclera reduzindo o afinamento escleral e inibindo o crescimento axial do olho e podem estar associados a outros tratamentos.
5) Lente de contato de descarte diário e indicadas para crianças de 8 a 12 anos. Ela tem dois anéis concêntricos que permitem focalizar a luz na frente da retina e deste modo diminui o estímulo para a progressão da miopia ao modificar o foco central e impedir o crescimento do olho.
6) Ortoceratologia: técnica de redução temporária da miopia que remodelam a córnea durante o sono. São lentes de curva reversa. Não há deslocamento celular e sim redestribuição do líquido intracelular no epitélio da córnea. O achatamento central temporário corrige a córnea central e a refração miópica central e muda o refrativo periférico de desfocagem e isso inibe o crescimento do olho. É uma ótima opção para adolescentes que além de diminuir a progressão da miopia durante o dia conseguem enxergar sem óculos ou lente de contato. Uma ótima opção para esportistas também.
Fonte: https://sbop.com.br/paciente/sbopcast/lentes-com-defocus-e-o-controle-da-miopia-quando-e-como-usar
https://sbop.com.br/paciente/sbopcast/
Leia também:
https://draanahelenaraposo.com.br/14-motivos-para-ir-ao-oftalmologista/